Inseminação Artificial com Esperma de Dador (IAD)

SOBRE A IAD

Engravidar com esperma dador

A inseminação artificial com esperma de dador (IAD) é um tratamento de fertilidade concebido para casais que enfrentam problemas de infertilidade masculina grave, mulheres sem companheiro masculino, ou casais de mulheres que desejam engravidar utilizando esperma de dador.

Durante o procedimento, o esperma de um dador é introduzido diretamente no útero num momento próximo da ovulação, de forma a aumentar a probabilidade de fertilização. A IAD constitui uma alternativa de primeira linha, menos invasiva e mais acessível aos tratamentos de fertilidade mais complexos, como é a FIV.

O que pode esperar de nós

Os casos não são todos iguais

Os nossos planos de tratamento são concebidos em função das características de cada paciente e tendo em conta as respetivas necessidades, o que naturalmente aumenta as hipóteses de uma gravidez bem sucedida.

Serviço de Excelência

Definimos padrões no setor da fertilidade pela excelência da nossa prática clínica e pela qualidade do nosso laboratório.

Política de Preços Transparente

Na Procriar todas as tecnologias disponíveis estão incorporadas no custo dos tratamentos, assegurando que sejam prestados os melhores e mais completos cuidados sem quaisquer encargos adicionais.

Tem questões sobre a IIU?

Os nossos especialistas estão aqui para responder às suas questões, gratuitamente e sem compromisso.

Preencha o formulário e a nossa equipa entrará em contacto consigo para marcar uma consulta de acordo com a sua disponibilidade.

    Como será o seu tratamento

    Fases do tratamento

    Planear o tratamento

    O processo começa com uma consulta médica (a primeira consulta de fertilidade), que, entre outros aspetos, serve para que um dos nossos médicos especialistas analise rigorosamente o seu caso e discuta consigo as potenciais opções de tratamento, esclarecendo também todas as dúvidas que possa ter no processo.

    Poderá ser necessário realizar testes adicionais, como análises clínicas, avaliação da permeabilidade das trompas (se as trompas não forem permeáveis, não é possível a realização da IAD), ecografia pélvica ou endovaginal, entre outros, para podermos compreender melhor a sua situação clínica e adaptar eficazmente o seu tratamento.

    Depois de analisados e interpretados os resultados destes testes, voltará a ter consulta com o seu médico para aperfeiçoar e definir o tipo de tratamento necessário, bem como o plano de tratamento individual. De seguida, o gestor de pacientes responsável pelo seu caso irá fornecer-lhe informação detalhada sobre os custos envolvidos, para que os possa analisar e, caso assim o deseje, aprovar.

    Seleção do dador

    A equipa responsável pelo Programa de Doação da Procriar ajudá-la-á a encontrar o dador ideal para o seu tratamento.

    Rastreio genético

    Trabalhamos quer com dadores provenientes do nosso próprio banco de esperma, quer com dadores vindos de bancos de esperma internacionais com os quais temos parcerias. Orgulhamo-nos do nosso processo de seleção, que assegura que todos os dadores são submetidos a testes rigorosos e criteriosos, incluindo avaliações psicológicas e sessões de aconselhamento.

    Oferecemos perfis detalhados dos dadores, dos quais constam informações detalhadas sobre as respetivas características físicas, personalidade, gostos, preferências e experiências de vida, para que haja mais segurança na tomada de decisão e se sinta mais tranquila com todo o processo (nota: nem todos os dadores disponibilizam o mesmo nível de informação detalhada, sendo que estamos limitados ao tipo de informação que a legislação portuguesa nos autoriza a partilhar).

    Estimulação Ovárica

    É prescrita medicação hormonal para estimular o desenvolvimento folicular de forma controlada (normalmente temos por objetivo o crescimento de um ou dois folículos no interior dos ovários), monitorizando ecograficamente o progresso do ciclo até que os folículos atinjam o número e diâmetro adequados.

    Inseminação

    Quando os folículos atingirem um diâmetro que indicie a possível existência de um óvulo maduro no seu interior, é desencadeada a ovulação, sendo a inseminação intrauterina feita cerca de 36 horas depois. Este processo rápido e indolor consiste em introduzir espermatozóides tratados laboratorialmente no útero através de um pequeno cateter (tubo fino).

    Teste de gravidez

    O teste de gravidez deve ser feito 12 a 14 dias após a inseminação.

    Podemos ajudar

    Se assim o desejar, um dos nossos gestores de pacientes especializados pode ligar-lhe, de forma gratuita e sem compromisso, para lhe explicar de que forma é que a poderemos ajudar.