FIV com Doação de Ovócitos

SOBRE A DOAÇÃO DE OVÓCITOS

Uma forma alternativa de formar uma família

A FIV com doação de ovócitos é um tratamento de fertilidade que é usado nas situações em que uma mulher não pode conceber utilizando os seus próprios óvulos, devido a questões clínicas como a falência ovárica precoce, risco de transmissão de alterações genéticas, situações de infertilidade relacionadas com o avanço da idade feminina, entre outras.

Este processo envolve a utilização de óvulos doados por voluntárias jovens e saudáveis, que são depois fertilizados em laboratório com esperma do companheiro ou de um dador de esperma. Os embriões resultantes são cultivados em laboratório e posteriormente transferidos para o útero da recetora. 

Este tipo de tratamento tem, habitualmente, excelentes taxas de sucesso.

O que esperar da Procriar

Seleção criteriosa das dadoras

Na Procriar dispomos do maior programa de doação de ovócitos em Portugal, com disponibilidade de vários fenótipos e perfis detalhados para a maioria das dadoras, que são selecionadas de forma rigorosa pela nossa equipa multidisciplinar de médicos, enfermeiras e psicólogas.

Tratamentos Individualizados

Os planos de tratamento que utilizamos na Procriar são sempre adaptados de forma personalizada a cada caso, após uma rigorosa avaliação médica.

Seleção Embrionária

As tecnologias de ponta que utilizamos permitem-nos fazer uma seleção de embriões informada e adequada, com a ajuda das tecnologias de vídeo time-lapse e algoritmos de inteligência artificial.

Tem questões sobre a doação de ovócitos?

Os nossos especialistas estão aqui para responder às suas questões, gratuitamente e sem compromisso.

Preencha o formulário e a nossa equipa entrará em contacto consigo para marcar uma consulta de acordo com a sua disponibilidade.

    O que esperar

    Fases do Tratamento

    Planear o Tratamento

    O processo começa com uma consulta médica inicial, na qual um dos nossos especialistas ouvirá a sua história, analisará cuidadosamente o seu processo clínico e discutirá consigo as potenciais opções de tratamento.

    Poderá ser necessário realizar testes adicionais, como análises sanguíneas ou genéticas, ecografia endovaginal, entre outros, para podermos compreender melhor o vosso caso, adequar o tratamento e aumentar as hipóteses de obtenção de uma gravidez saudável e a termo.

    Depois de recebidos os resultados destes testes adicionais, voltará a ter consulta com o médico que a acompanha, para que este possa definir um plano de tratamento, que será, naturalmente personalizado e elaborado em função do seu caso concreto. De seguida, o gestor de pacientes responsável pelo seu caso irá fornecer-lhe informação detalhada dos custos envolvidos, para que os possa aprovar antes de iniciar o processo.

    A Seleção da Dadora

    A equipa responsável pelo Programa de Doação da Procriar ajudá-la-á a encontrar a dadora de óvulos ideal para o seu tratamento. Orgulhamo-nos do nosso processo de seleção, que assegura que todas as dadoras são submetidas a testes rigorosos e criteriosos, incluindo avaliações psicológicas e sessões de aconselhamento.

    Oferecemos perfis detalhados das dadoras, dos quais constam informações detalhadas sobre as respetivas características físicas, personalidade, gostos, preferências e experiências de vida, para que haja mais segurança na tomada de decisão e se sinta mais tranquila com todo o processo (nota: nem todas as dadoras disponibilizam o mesmo nível de informação detalhada, sendo que estamos limitados ao tipo de informação que a legislação portuguesa nos autoriza a partilhar). 

     

    Testes Genéticos e Programa de Compatibilidade Genética

    Por rotina, realizamos mais de 70 testes genéticos às nossas dadoras, de modo a minimizar os riscos de ocorrência de uma doença genética no seu bebé. Além disso, recomendamos a realização dos nossos testes de compatibilidade genética para avaliar a compatibilidade entre parceiros ou entre pacientes e dadores, que permitem estender a testagem até conjuntos de 570 ou até mais de 2200 doenças genéticas. 

    Cultura Embrionária

    Os óvulos da dadora serão fertilizados com esperma do elemento masculino do casal ou de um dador de esperma (conforme o caso), obtendo-se embriões prontos para serem transferidos, ou criopreservados para serem posteriormente utilizados. A utilização de embriões frescos ou congelados depende do que é definido pela médica especialista como sendo a melhor opção para o seu caso.

    Preparação Uterina e Transferência de Embriões

    O processo de preparação do útero para a transferência de embriões é personalizado e altamente variável de doente para doente, dependendo de fatores individuais inerentes a cada pessoa. 

    A transferência embrionária poderá ser de, no máximo, dois embriões, mas habitualmente recomendamos a transferência de apenas um embrião, dados os riscos, para a futura mãe e para os bebés, associados à gravidez gemelar.

    Os embriões viáveis excedentários, isto é, que não sejam usados no tratamento a fresco, serão criopreservados para utilização futura.

    Teste de Gravidez

    Após a transferência embrionária, é necessário aguardar cerca de 12 dias até efetuar um teste de gravidez.

     Todas as fases do seu tratamento serão personalizadas e adequadas às suas necessidades.

    Podemos ajudar

    Se assim o desejar, um dos nossos gestores de pacientes especializados pode ligar-lhe, de forma gratuita e sem compromisso, para lhe explicar de que forma é que a poderemos ajudar.