Encontrar um dador
Na Procriar orgulhamo-nos de dispor de um dos maiores bancos de dadores em Portugal, com células de pessoas de diferentes origens étnicas e perfis detalhados. A qualidade é um aspecto fundamental no nosso programa de doação, pelo que supervisionamos cuidadosamente cada passo do processo, realizamos rigorosos rastreios das principais doenças genéticas e infecciosas e também uma avaliação psicológica dos candidatos a dador ou dadora, de forma a garantirmos que as doações são feitas nas melhores condições e maximizando as probabilidades de sucesso de um tratamento que será realizado da forma mais segura possível.
Como funciona a doação de gâmetas?
Na doação de gâmetas em regime de não anonimato, a criança concebida com recurso a doação tem direito a obter informações sobre a identificação civil do(s) seu(s) dador(a/es), após completar 18 anos. Antes dessa data, a informação constante no perfil detalhado do dador (que não está disponível para todos os dadores) será a única a que os futuros pais e os filhos que eventualmente nascerem desse tratamento terão acesso.
O que significa receber uma doação não anónima?
Acesso a perfis detalhados dos dadores
Pode obter informações detalhadas sobre o seu dador ou dadora, sobre aspetos como as características físicas, traços de personalidade, educação, passatempos e experiências de vida.
Escolha e Apoio
Tem a liberdade de decidir se quer contar ao seu filho que ele foi concebido com recurso a dador. Os dadores não conseguirão entrar em contacto com o seu filho, nem terão, em momento algum, qualquer tipo de direito ou dever para com ele.
Ética e Transparência
Fazemos os nossos tratamentos de forma ética, com total respeito pela saúde dos dadores (o que é um aspeto particularmente relevante no caso das dadoras de ovócitos) e controlamos escrupulosamente o número de doações por dador ou dadora, garantindo transparência, responsabilidade e cumprimento da lei.
Apoio aos Dadores
Os nossos dadores recebem aconselhamento psicológico adequado durante o processo de doação, o que também os prepara para lidar com potenciais contactos de crianças nascidas da sua dádiva.
Diversidade no Banco de Dadores
Considerando que dispomos de um banco de dadores diversificado, a equipa responsável pelo programa de doação reunirá todos os esforços para encontrar o dador mais compatível consigo, tendo em conta as suas preferências e características.
Compatibilidade Genética
Na Procriar dispomos de testes de compatibilidade genética que nos permitem excluir a possibilidade do dador ou dadora e a/o paciente serem simultaneamente portadores de algumas das doenças genéticas mais frequentes, reduzindo assim o risco da respectiva incidência nas crianças nascidas das dádivas.
O que se pode esperar
Seleção do Dador
Consulta médica
É sempre necessária confirmação médica relativamente à necessidade de recurso a um dador ou dadora – essa confirmação pode ser feita de forma imediata ou após a realização de exames clínicos.
Consulta com a coordenação do programa de doação
A nossa equipa de especialistas ajudará a identificar as características do dador ou dadora que são mais relevantes para si e que melhor correspondem às suas preferências, de modo a que se sinta o mais confortável possível com o dador ou dadora que lhe propusermos.
Proposta de Dador ou Dadora
Depois de analisar as suas preferências e expectativas, a equipa responsável pelo programa de doação da Procriar enviar-lhe-á o perfil que melhor corresponda aos seus critérios. Este dador ou dadora será reservado(a) para si durante três dias úteis.
Confirmação do Dador ou Dadora
Assim que comunicar a aceitação do perfil proposto à nossa equipa de doação (dentro do prazo de 3 dias), o dador ou dadora escolhido(a) estará assegurado(a) e poderemos iniciar o seu tratamento. Se não estiver totalmente satisfeito com o perfil do dador ou dadora que lhe enviámos, tentaremos encontrar consigo outra opção igualmente compatível.
Ser dador ou dadora
Ao doar óvulos ou esperma, pode ajudar outras famílias a concretizarem o seu sonho. Saiba mais aqui.